Você já se perguntou por que algumas pessoas têm resultados e outras não? Já identificou o que tem de diferente nas que tem resultados? Geralmente você gosta de dizer que essa pessoa teve sorte, às vezes até tenta descobrir o que de fato essa pessoa fez, mas aposto com você que você NUNCA se interessou em saber quem ela verdadeiramente é. Quais atributos a identidade dela tem. E eu, mesmo sem conhecer a fundo, já descrevo aqui quem é, qualquer pessoa que tem sucesso. Essa pessoa certamente é disciplinada, corajosa, focada, grata, e por aí vai. Aí você deve estar pensando... Ah Isa, isso todo mundo sabe! Mas uma coisa é você saber o que precisa ser e outra coisa é você de fato ser.
Então por que, nós seres humanos, sabemos quem precisamos ser mas não somos? Quer um exemplo? Você sabe que para ter uma vida mais saudável precisa ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios, certo? E por que você não faz isso? Porque a sua identidade é procrastinadora e indisciplinada. Quer outro exemplo? Você sabe que para ser promovido precisa se atualizar e se especializar em algum conhecimento específico, e por que você não faz uma pós ou um curso? Porque a sua identidade pode ser avarenta ou escassa, também de raiz emocional.
E não adianta mil pessoas falarem para você, e você mesmo ter a consciência do que é preciso ser feito, se sua identidade está disfuncional. Sabe qual é a maior bobeira que nós podemos fazer? Tentar achar soluções racionais para problemas emocionais. Toda vez que alguém diz pra um fumante: pare de fumar que isso faz mal, e pode até te matar. Sabe o que passa na cabeça desse fumante? Eu seeeiii, mas eu não consigo!! Solução racional para um problema emocional. Você sabe também que para ter uma carreira de sucesso são muitos anos de dedicação, mas algumas características suas não te deixam se dedicar como poderia.
E aí Isa? O que eu posso fazer para mudar minha identidade? E a resposta é... nada! Ninguém muda sua própria essência, a grande questão é que essa pessoa que você é hoje não é você, sabia disso? Meu método é resgatar a sua real identidade, a que você nasceu, que Deus te deu, e que ao longo da vida foi se deturpando por experiências dolorosas, e para que você pudesse se defender dessas experiências, você criou escudos de proteção, como o medo, a vergonha, a reatividade, a comunicação violenta e até mesmo a zona de conforto, desconfigurando a sua programação inicial, ou seja, a sua real identidade.
Como conhecer minha real identidade, quem eu nasci pra ser? A leoa ou leão que está dentro de mim? O primeiro passo é saber quem você é no agora. Primeiro diagnosticar, entender que terreno que você está pisando, o tal do autoconhecimento. Você precisa entender o ponto de partida atual! E aí, é só se conhecendo mesmo, que pode ser através de ferramentas de coaching, terapia, ou conversando com pessoas intimas e que lhe amam, porque certamente elas vão lhe dizer a verdade. E aí, depois que você se conhece, você descobre 2 grandes peças importantes para resgatar sua essência, seus gaps, jeito sofisticado de falar defeitos, e seus talentos.
A partir disso, você vai lutar todos os dias para BAIXAR o nível dos GAPS e ELEVAR os seus TALENTOS, trabalhando a sua consciência. E sobre consciência sugiro você ler o meu artigo "O Poder de Estar Consciente" para aprender a identificar de forma mais profunda seus gaps.
Falei de despertar seus talentos adormecidos, certo? Você sabia que cada ser humano tem em média 7 talentos? E como fazer para colocar esses talentos pra jogo? Ou seja, como colocá-los em ação? Só tem uma forma, se expondo ao processo, que se resume em 3 grandes coisas: estudos, treino e constância, mas a pergunta mais importante é: Quem você precisa SER para se expor ao processo? Sempre volta para o SER, sua identidade. Hoje você ainda não tem sucesso por não viver a sua real identidade, por ela ter sido afetada ao longo da vida, toda vez que você precisou se defender, e para combater isso, você precisa se conhecer melhor para minimizar seus gaps e ressaltar seus talentos, tudo isso aumentando seu nível de consciência, acordando pra vida!
Eu reconheço, que essa não é uma tarefa fácil, e por isso nasceu o Método SEJA, em que cada letra significa uma coisa, S de Ser, E de Entregar, J de Justificar e A de Amar, ou seja, quando eu SOU, eu ENTREGO, quando eu entrego, eu JUSTIFICO meus resultados, mas tudo isso só dá certo quando colocamos AMOR em quem somos, entregamos e justificamos. Na verdade, esse método é uma trilha de transformação que tem erguido muitas empresas e pessoas.
Imagina que todo curso ofertado por aí está focado na execução, e com esse método podemos olhar para o ser humano que está executando. Pensa comigo, eu poderia muito bem escrever sobre os 5 passos para um bom atendimento, aí você ao ler esse artigo, sai daqui todo feliz, e não vê a hora de colocar em prática esses passos lá no seu trabalho. Vamos dizer que você não é disciplinado, no primeiro dia você faz certinho, no segundo só vai até o passo 3, e no terceiro já volta ao que era antes. Ou então, você até é disciplinado, mas não tem inteligência emocional, aí brigou com marido ou esposa em casa, chega lá no trabalho, e manda os 5 passos lá pra aquele lugar. Que 5 passos o que! entende? Não adianta termos apenas competências técnicas se não temos emocionais e mentais, e isso só uma identidade trabalhada pode entregar.
Mas de todas as letras do SEJA, a que
mais dá resultados mesmo é a “A” de amar. Eu costumo dizer que o que você vive
dentro, você vive fora. Já percebeu quando você está amargurado, triste, o
quanto a vida fica mais preto e branco? Nada tem graça, e qualquer olhada
errada de alguém já te faz mal? O mesmo vale para quando você está feliz, que
parece que quando você está andando tem uma trilha sonora, igual filme, né? Então,
o que você vive dentro de você, tem a capacidade de transformar fora. O que vai
acontecer se você alimentar a semente do amor dentro de você? Você vai viver
amor! E onde tem amor, não tem como dar errado!
Aí você deve estar pesando - é porque
você não conhece meu chefe, ou aquela minha vizinha encrenqueira. Ei, Toda
vez que alguém te tratar mal, trate da melhor forma que você puder, engula esse
ego que não lhe leva a nada. Suas palavras doces, vão constranger e desarmar
aquela pessoa, e aos poucos, ela vai melhorar ou ela vai sumir, porque ódio não
consegue se alimentar de amor, e aí ele vai morrendo de fome. Então viva com o
amor dentro de você, combinado?
Trabalhar identidade é despertar o melhor dentro de nós, transformando esse mundo em lugar com pessoas mais conscientes, e onde há consciência não há orgulho, vaidade, arrogância, avareza, escassez etc. Como eu disse antes, caminhar nessa trilha de transformação é desafiador, mas quem for forte e corajoso de buscar sua verdadeira essência, o Instituto Seja está aqui, com diversas soluções através do Método Seja. Chega de apagar incêndio todo dia, nadar, nadar e morrer na praia, de não ter resultados. Vida plena em todas as áreas, identidade restaurada.
Assine nosso Newsletter